O seu alimento
As dáfnias podem alimentar-se de detritos orgânicos dissolvidos no seu meio, de microalgas, de bactérias e outros ciliados; seleccionando o seu alimento pelo tamanho, já que se alimentam por filtracção (sugam a água e filtram o alimento que passa pelo seu tubo digestivo).
As culturas de dáfnias enviadas pelo Visiunarium foram alimentadas com uma cultura de microalgas - Chlorella vulgaris -, que são algas de pequeno porte, de cor verde, e que foram postas em meio de divisão pelos elementos do grupo.
A alimentação vem juntamente com o Kit Dáfnia, Chlorella Vulgaris, e é necessário alimentá-las de dois em dois dias. Para verificar se estas têm alimento avalia-se a cor da água, isto é, se a água estiver transparente já não há alimento no meio, caso esteja turva (esverdeada) ainda há alimento.
Para que haja alimento suficiente e em bom estado é preciso criar um meio de cultura das algas Chlorella vulgaris:
· Utiliza-se um Erlenmeyer de 250mL e coloca-se água mineral engarrafada com uma pequena quantidade de nutrientes para as algas. Antes de adicionar as algas ao meio de cultura agita-se para homogeneizar. Após a adição das algas ao Erlenmeyer, tapa-se com a rolha de algodão. Como a cultura precisa de oxigénio, encaixa-se uma pipeta de vidro na rolha de algodão. Na parte mais larga da pipeta de vidro coloca-se, também, um pouco de algodão de modo a evitar contaminações e, de seguida, liga-se a um tubo de arejamento que, por sua vez, está associado a uma bomba de ar.
Como fazer a rolha de algodão: